Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Healthy living

17.01.14

Sugeri no Facebook começar a fazer posts de dicas e receitas saudáveis e cá estão eles =) Espero que os post sejam informativos e que vos ajudem a atingir os vossos objectivos e a me nos manter motivadas e não cair em desgraça!

Quero só esclarecer que estes posts são para pessoas saudáveis à procura de um estilo de vida mais saudável. Quem tem problemas com excesso de peso o ideal é consultar um médico.

 

Gostava de começar por falar um pouco de mim e dos meus "princípios" no que se refere a comida/ser saudável/dietas/boa forma.

 

- Eu sou magra, sempre fui, tenho um bom metabolismo, nunca tive excesso de peso. O que eu quero é tonificar o corpo, perder os carinhosamente chamados love handles, e comer melhor. Não que eu não saiba o que é que faz bem e o que faz mal, mas às vezes (demasiadas até) a comida fala mais alto. O meu problema? Os doces! Não consigo viver sem aquele sabor docinho na minha vida. Para dar a volta a este problema procuro descobrir alternativas que sejam igualmente boas mas mais saudáveis e menos calóricas e que não me façam desejar aquele chocolate ou aquele gelado com brownie depois do jantar. Se vou deixar de comer bolos ou doces? Não, mas não quero fazer disso um hábito frequente. A verdade é que quando comemos as coisas menos vezes até as saboreamos mais, não é? :)

 

 - Sou uma info-freak - Quando me interesso por alguma coisa leio livros e informação até a exaustação e uma coisa que aprendi é que na nutrição, tal como em todas as áreas não existe consenso! Se uns médicos acham que devemos beber leite, outros dizem que nem por isso, uns acham que não se deve comer sopa ao jantar, outros que não devemos comer hidratos depois das 18h, existe teorias para tudo, por isso sou da opinião que o melhor é ver o que funciona melhor connosco. O nosso corpo diz-nos tudo. É uma questão de estarmos atentos a alterações, principalmente depois de comermos determinados alimentos.

 

Não sou apologista de dietas maulcas nem de passar fome -  As dietas restritivas são difíceis de manter a longo prazo e acho um absurdo passar fome por gosto quando existem pessoas a passar fome por necessidade. Há casos de pessoas que comem demasiada comida e quando reduzem as porções sentem fome. Aí é normal, porque o estomago estava habituado a  "esticar" para tanta comida e enquanto ele não se habitua à nova dose  continua a "pedir" comida. Mas isso é provisório.

 

- Não sou adetpa de comprimidos para emagrecer - É algo que nunca me vão ver a sugerir aqui no blog - nem drenantes, nem para tomar quando comemos em excesso, nem antes do verão, não, não e não. Para emagrecer é peciso fazer exercício e fechar a boca! Não há volta a dar. Se houvesse não viamos todas as celebridades quem têm dinheiro para tudo e mais alguma coisa a fazer exercício para manter a forma.

 

- Nutricionista sim ou não? - Depende - O meu problema com nutricionistas é que todos os casos de pessoas que conheço que lá foram vieram para casa com uma tabela feita para pessoas com x peso/ x altura sem ter em conta factores como o nosso estilo de vida, os alimentos que comemos no dia a dia. Não me venham lá dizer para lanchar 3 bolachas Maria porque eu não aguento uma tarde com isso nem para comer sopa e segundo prato porque não é prático e a maior parte das pessoas não tem tempo para isso! Se conhecem algum nutricionista que vai perder algum tempo em vos fazer uma dieta personalizada e tendo estes factores em conta então sim, força nisso.

 

Essencialmente acho que na maior parte das vezes temos de reaprender a comer. Estamos acostumados à nossa cultura em que é normal comer um bife com arroz e batata frita, de ter pão em todas as refeições e de comer muita carne vermelha e batatas cozidas mas não tem de ser assim, existem outras alternativas e igualmente boas e eu vou partilhar as minhas convosco. Comer não deve ser um sacríficio.

 

Bem o post já vai longo, amanhã há mais =)

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

Diclosure Policy



3 comentários

Sem imagem de perfil

De Sofia a 17.01.2014 às 11:30

Estava mesmo a precisar deste tipo de post. Venham eles!
Sem imagem de perfil

De Nádia Brazão a 19.01.2014 às 16:21

Olá =)

Sou seguidora do blog há mais de 1 ano, e gosto imenso dos posts de moda! É um excelente blogue para cuscar as novidades, as dicas de estetica e optimo para "desligar a ficha" de todo o lixo visual que temos diariamente!

Achei que devia comentar este artigo, porque sou Dietista, e concordei com muito do que disseste, efectivamente existem muitas dietas "malucas" e muitos maus acompanhamentos por aí ...e infelizmente esses é que ficam na "boca do mundo"! Mas em prol da profissão, também existem muitos bons acompanhamentos, e muitas pessoas (como eu) a "perder tempo" em melhorar a qualidade de vida das pessoas ...e não só a prescrever as 3 bolachas Maria!! No meu ponto de vista, os leitores deviam ser instruídos em procurar criticamente um acompanhamento ... ou seja, procurarem "correctos" sinais terapêuticos, e não só os que lhes satisfaçam necessidades estéticas!

Escrevi este artigo há já 2 anos, e se puderes perder um tempinho, aqui vai:

http://nadiabrazaoplanod.blogspot.pt/2012/02/sera-que-estou-ser-bem-acompanhado.html?updated-min=2012-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2013-01-01T00:00:00-08:00&max-results=50

Continuação de bons posts, a seguidora: Nádia Brazão *
Imagem de perfil

De palpites_e_tal a 20.01.2014 às 10:26

Olá Nádia,

Obrigada pelo comentário e ainda bem que gostas do blog. Eu tb acompanho o teu e acho que estás a fazer um excelente trabalho. É visível o teu empenho com as pessoas que te procuram para perder peso.
Li o teu post e vejo que estamos de acordo. É pena que muita gente não sabe onde ir e acabe nas mãos de pessoas assim.

Comentar post



Me

image(4).jpeg


Select Language


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook


Instagram- @palpitesetal


Places i've been


My moodboard



Follow on Bloglovin

Top blogs de receitas