Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A moda não passa apenas pela roupa, na alimentação também existem dietas e alimentos que ganham notoriedade por um motivo ou por outro. Diga-nos, os sumos verdes são uma mais valia? E o famoso sumo de gelatina?

A moda passa muito pela alimentação, a ainda bem que assim o é, pois o ser humano gosta de diversidade. Juntar fruta fresca com vegetais é sempre uma mais valia. Já fiz vários sumos verdes, e dou algumas receitas aos pacientes que os querem experimentar. Mas acredito nos sumos verdes como uma alternativa a um lanche ou reforço de pequeno almoço, nunca para substituir as refeições, muito menos durante alguns dias, aí não faz qualquer sentido. O sumo de gelatina tal como o sumo verde é uma alternativa. O que é importante é que as pessoas variem a sua alimentação e que escolham bem os ingredientes para as suas receitas. Devem ser alimentos frescos, saudáveis, de época, biológicos e mais que tudo quanto mais variados melhor.

 

Em busca de receitas saudáveis pela internet, descobre-se muitas receitas com proteina em pó "whey protein". Aconselha?

Não sou fã, porque não acredito que seja importante na rotina alimentar de um indivíduo saudável. O reforço de proteina só faz sentido quando adequado a um atleta ou a alguma doença específica em que o organismo esteja a consumir ou a depurar muita proteína.

 

Uma pessoa pode ser mesmo viciada em açúcar? Como podemos controlar o desejo pelos doces? Alguma dica?

Ninguém é viciado em doces, o açúcar, digo sacarose não é essencial ao normal funcionamento do nosso corpo. Mas como ser sociológico já faz sentido, ou seja, quando estamos chateados ou aborrecidos procuramos comida que nos conforte, chama-se a este fenómeno “confort food”. Podemos controlar estes picos, evitando que apareçam, ou seja: relaxar, fazer exercicio, dormir bem, e nunca ficar mais de 3 horas sem comer. Passados 3 a 4 dias as “fomes de açúcar” costumam desaparecer!

 

Para terminar, ouve-se muitas vezes dizer que não devemos comer nas 3 horas antes de ir dormir, mas muitas vezes quando chega a hora de irmos para a cama já temos fome, o que é que devemos comer nessa altura que não seja muito "pecaminoso"?

O que faço em consulta é perceber porque é que as pessoas estão a sentir essa fome antes de ir dormir. Muitas vezes “essas fomes” estão justificadas por pouca ingestão de energia durante o dia, por muitas horas sem comer, ou por terem feito um almoço ou jantar “fraquinho” … Uma boa refeição antes de dormir é um iogurte com sementes ou frutos secos. Devemos a esta hora tentar evitar alimentos processados ou demasiado ricos em hidratos de carbono como as bolachas, o pão ou outros doces.

 

Caso queiram entrar em contacto com a Dra Nádia deixo-vos aqui os contactos:

Blogue: Nutrição em blogue

Facebook do blogue: aqui

Plano D – Serviços de Saúde, Lda.
Funchal 
- Rua das Hortas, 11 1º - Andar
9050-024 Funchal

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

Diclosure Policy



1 comentário

Sem imagem de perfil

De Joana a 11.02.2014 às 10:24

Adorei a entrevista. É bom saber que o meu problema com o açúcar tem solução!

Comentar post



Me

image(4).jpeg


Select Language


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook


Instagram- @palpitesetal


Places i've been


My moodboard



Follow on Bloglovin

Top blogs de receitas